Agência Panafricana de Notícias

Comité da UA avalia atrocidades no Sudão do Sul

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O Comité criado pela União Africana (UA) para investigar sobre as atrocidades de guerra cometidas no Sudão do Sul iniciou os seus trabalhos pela interrogação de peritos antes de manter um encontro com os líderes africanos envolvidos na busca da paz no país.

O ex-Presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, lidera o Comité de Inquérito de cinco membros encarregado de identificar os autores de violações dos direitos humanos no país.

"A Comissão de Inquérito reviu o seu plano de trabalho", sublinhou a UA num comunicado transmitido esta quinta-feira à PANA em Addis Abeba, após uma reunião de dois dias na capital etíope.

A presidente da Comissão da UA, Nkosazana Dlamini Zuma, criou esta equipa para investigar sobre os abusos subsequentes ao conflito mortífero que eclodiu no Sudão do Sul em dezembro último.

Está previsto que os membros do Comité se reúnam com o Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir; com o líder rebelde e antigo Vice-Presidente, Riek Machar, bem como com os chefes de Estado ugandês, Yoweri Museveni; sudanês, Omar Al Bashir, e queniano, Uhuru Kenyatta, para além do primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn.

-0- PANA AO/SEG/MTA/TBM/FK/IZ 03abril2014