Agência Panafricana de Notícias

Comissário para Segurança e Paz da UA advoga governo de consenso nacional na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O comissário para a Segurança e Paz da União Africana (UA), Ismail Charki, exotou os protagonistas líbios a chegarem a um acordo sobre a formação de um governo de consenso nacional para permitir ao seu país erradicar o terrorismo.

Numa declaração à rádio Sawa, em Marrocos, Charki indicou que a crise política na Líbia abriu a porta a combatentes estrangeiros para transformar o país num refúgio seguro.

Acrescentou que esforços gigantescos foram feitos para resolver a crise na Líbia, mas que a situação está ainda complicada.

Frisou que a erradicação do terrorismo não se poderá alcançar, a menos que as partes em conflito estejam numa solução que permita, na Líbia, a composição de um governo de união nacional.

A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) propôs aos protagonistas do diálogo inter-líbio um quarto projeto de acordo político para resolver a crise líbia, relativo àà formação de um governo de união, a questões de segurança e à criação de um Conselho de Estado.

Infelizmente, as partes em conflito na Líbia divergem sobre este último ponto, indica-se.

-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 25junho2015