Agência Panafricana de Notícias

Comissão do Índico solidariza-se com Madagáscar pela passagem de ciclone

Ébano, ilhas Maurícias (PANA) – A Comissão do Oceano Índico (COI) exprimiu, esta quinta-feira, a sua solidariedade ao povo e às autoridades de Madagáscar pela passagem do ciclone Enawo, que fez cinco mortos e 12 mil sinistrados na Grande Ilha, segundo um balanço provisório.

O secretário-geral da COI, Hamada Madi, atualmente em visita às ilhas de Comores, apelou para a solidariedade de todos, « em particular para a mobilização dos nossos Estados-membros da COI e dos nossos parceiros de desenvolvimento, para responder às necessidades de emergência que se fazem sentir na Grande Ilha ».

« A COI, através da sua Rede de Controlo Epidemiológico e Gestão de Alertas (SEGA One Health), está mobilizada para intervir a pedido das autoridades sanitárias de Madagáscar », disse o responsável índico, num comunicado.

Segundo ele, a Indianoceânia representa a terceira região do mundo mais afetada pelas catástrofes naturais.

Devido à sua superfície, Madagáscar, Estado mais povoado da região, é particularmente vulnerável às catástrofes, pelo que a COI continua os seus esforços para reduzir os riscos e o impacto das catástrofes naturais e para melhorar a resiliência dos seus Estados-membros”, acrescentou Madi.

-0- PANA NA/IS/FK/IZ 9março2017