Agência Panafricana de Notícias

Comissão de Inquérito sobre Tráfico de Droga constituída nas ilhas Maurícias

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - Uma Comissão de Inquérito sobre o Tráfico de Droga foi constituída para estudar e relatar, em todos os aspetos, este fenómeno nas ilhas Maurícias, anunciou sexta-feira última o Governo maurício.

Uma fonte governamental revelou que esta estrutura, a ser presidida por um antigo juíz do Tribunal Supremo, Paul Lam Shang Ling, vai estudar todo o comércio ilícito e o consumo de droga nas ilhas Maurícias, bem como as suas consequências económicas e sociais, as fontes e os pontos de entrada e de distribuição no país.

Segundo a fonte, a Comissão registará as portas de entrada e de distribuição da droga nas prisões, a disponibilidade de novos tipos de droga, os laços entre o tráfico e o branqueamento de dinheiro, o financiamento do terrorismo e outros crimes conexos.

A Instituicao é chamada a inquirir igualmente sobre a eficácia dos programas de tratamento e de reabilitação dos toxicómanos bem como os programas de prevenção nacional, a educação e as estratégia de repressão, com o acento nos jovens.

É a segunda vez que uma tal entidade é instituída nas ilhas Maurícias, depois de criada pela primeira vez em 1983, para elucidar o tráfico e o consumo de estupefacientes, uma fonte de preocupação nas ilhas Maurícias.

-0- PANA NA/VAO/ACK/IS/MAR/DD 11julho2015