Agência Panafricana de Notícias

Comissão da Imprensa levanta suspensão de jornais pró-Gbagbo na Côte d´Ivoire

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA)- O órgão de regulação da imprensa escrita na Côte d'Ivoire, o Conselho Nacional da Imprensa (CNP), levantou a medida de suspensão de publicação tomada contra os jornais próximo do ex-Presidente, Laurent Gbagbo.

O CNP indica, num comunicado publicado no termo dum Conselho Extraordinário do Colégio dos seus membros, que o levantamento da medida de suspensão se segue à mediação empreendida pelo patronato da imprensa escrita, o Grupo dos Editores de Imprensa da Côte d'Ivoire (GEPCI), e a Comissão Diálogo, Verdade e Reconciliação (CDVR).

A 12 de setembro passado, o CNP sancionou seis jornais, o "Le Nouveau Courrier", o "Le Temps", o "LG Info", o "Le Quotidien d'Abidjan", o "Aujourd'hui" e o "L'Alternative", por terem divulgado fotografias de personalidades do regime destituído de Laurent Gbagbo com legendas alegando "por via de imprensa a existência dum bicefalismo no auge do Estado".

Reagindo a esta medida de suspensão, a Embaixada dos Estados Unidos na Côte d´Ivoire exprimiu a sua "preocupação" e sublinhou o seu engajamento na "diversidade de opinões livremente exprimidas através dos médias".

O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Côte d'Ivoire, Bert Koenders, saudou, num comunicado, a decisão do CNP de levantar a supressão dos jornais da oposição.

"Esta decisão é suscetível de contribuir para a criação dum ambiente propício ao diálogo republicano", considerou.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/TON 18set2012