Agência Panafricana de Notícias

Comissão da UA estabelece parceria com Estados Unidos

Kampala- Uganda (PANA) -- O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, e o diretor da Corporate Council on Africa (CCA), Michael Dignam, assinaram um acordo de cooperação para criar uma parceria de longa duração entre as duas organizações.
Falando durante a assinatura deste protocolo, à margem da Cimeira da UA no Uganda, Ping afirmou que este acordo dará uma plataforma e uma estrutura de reforço da cooperação e da colaboração sobre as questões de interesses comuns.
O acordo intensifica os esforços em curso da Comissão da UA para melhorar o clima comercial no continente pela promoção de novas oportunidades aos investidores norte-americanos.
As atividades que se inscrevem no quadro deste acordo estarão orientadas para as infraestruturas, o financiamento, a agro-indústria e a saúde, bem como outros setores, disse o presidente da CUA.
A CCA ajudará a CUA na criação duma nova Câmara de Comércio Panafricana.
A assinatura desta parceria é o resultado duma série de discussões que começaram no início deste ano.
Em Abril último, a CCA recebeu os líderes da CUA em Washington, seguido duma visita da CCA a Addis Abeba, na Etiópia.
As discussões envolveram evidentemente as vantagens comuns para os Estados Unidos e os seus parceiros africanos.
A CCA torna-se na primeira organização comercial norte-americana a tomar medidas para a realização desta visão através dum compromisso oficial com a CUA.
Estiveram igualmente presentes na cerimónia de assinatura, Jeff Hoffman, membro do bureau e diretor da CCA para a África Oriental, e o novo assistente da ligação com a União Africana, Asfaw Alemayehu, bem como o embaixador dos Estados Unidos junto da UA, Michael Battle.
Criada em 1993, a CCA é a organização líder na facilitação dos intercâmbios comerciais entre os Estados Unidos e o continente africano.
Os programas da CCA destinam-se a mobilizar os eventuais parceiros comerciais e a realçar o perfil de investimento de África nos Estados Unidos através da busca de contactos e de parceiros comerciais, bem como criar fóruns para as trocas de informações e de ideias.