Agência Panafricana de Notícias

Comissão da UA condena ataque contra missão da ONU no Mali

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, condena com a maior firmeza o ataque de 20 de janeiro de 2019, no Mali, que fez dez mortos entre soldados de paz tchadianos, membros da Missão Multidimensional Integrada para a Estabilização no Mali (MINUSMA).

Num comunicado divulgado, terça-feira, pela CUA, Mahamat apresentou igualmente as suas mais sinceras condolências ao Governo tchadiano e às famílias dos defuntos, desejando rápidas melhoras aos feridos e exprimindo-lhes a sua gratidão, em nome do continente africano, pela sua coragem.

"O presidente apela às autoridades malianas e aos grupos armados signatários do Acordo de Paz para se esforçarem para identificar os culpados e julgá-los sem delongas", indica o comunicado.

Além disso, Mahamat reiterou o apoio da União Africana ao Governo maliano nos esforços que desdobra para instaurar uma paz duradoura para todos os seus cidadãos.

"O Presidente deseja saudar a coragem de todos os soldados da paz no continente africano, que continuam a servir, correndo enormes riscos e fazendo sacrifícios pessoais", concluiu o documento.

-0- PANA AR/ASA/IS/MAR/DD 25jan2019