Agência Panafricana de Notícias

Comissão Europeia ajuda Níger e Nigéria na luta contra meningite

Dakar- Senegal (PANA) -- O Serviço de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (ECHO) concedeu quatro milhões 700 mil euros ao Níger e à Nigéria para os ajudar a lutarem contra a meningite, indica um comunicado da União Europeia (UE) transmitido segunda-feira à PANA.
Segundo o ECHO, a meningite já fez mil 161 mortos na Nigéria e 206 no Níger dos 22 mil 429 e cinco mil 729 casos registados respectivamente nos dois países.
"É provável que a situação possa agravar-se nas semanas que vêm enquanto a época epidémica só está a começar.
O número de casos na Nigéria e no Níger aumentou a tal ponto que o fenómeno é considerado como uma maior epidemia", previne o ECHO.
"Mais de quatro milhões 600 pessoas, cuja idade é compreendida entre os dois e 30 anos, sendo esta úlitma franja a mais exposta, deverão ser vacinadas contra a meningite e beneficiar de um tratamento urgente.
Deste número, dois milhões e 200 mil encontram-se no Níger e dois milhões 400 mil na Nigéria.
O tratamento é extensivo a todas as pessoas", acrescentou.
Citado num comunicado, Amparo Laiseca, um especialista de saúde para a Comissão Europeia, baseado na região, declarou que uma resposta rápida a esta epidemia permitirá contê-la.
"Esperamos que o tratamento reduza a mortalidade devida a esta doença grave.
A Comissão continua a acompanhar de perto a situação, porque só estamos no início da época epidémica e o número de casos continuará a aumentar nas próximas semanas", acrescentou.