Agência Panafricana de Notícias

Comissão Eleitoral pede paciência para publicação de resultados na Serra Leoa

Freetown, Serra Leoa (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional da Serra Leoa (NEC, sigla em inglês) declarou que as eleições gerais da 07 de março naquele país foram, em geral, pacíficas, além de alguns incidentes menores, pedindo paciência para a publicação dos resultados eleitorais.

O presidente da NEC, Mohamed N'fah Alie-Conteh, declarou, numa conferência de imprensa pós-eleitoral, quinta-feira última em Freetown, que a sua instituição anunciará os resultados por fases de 25 porcento, 50 porcento e 75 porcento, tão cedo quanto possível.

Advertiu de qualquer anúncio ilegal dos resultados porque, frisou, a NEC é a unida entidade habilitada pela constituição parai publicar os resultados oficiais das eleições nacionais.

Qualificou de "importante" a taxa de participação, lamentando apenas incidentes a chegada tardia ou ausência de responsaveis das assembleias de voto e o cancelamento da votação em três centros por causa de falhas de impressão.

Houve também um incidente no distrito de Waterloo, onde um responsável da assembleia de voto pré-marcou boletins de voto, tendo este último sido entregue à polícia, revelou a NEC.

O presidente da NEC explicou que a sua instituição está pronta para uma segunda volta caso nenhum dos 16 candidatos da primeira volta não tenha obtido a maioria necessária de 55 porcento dos votos.

A Constituição estipula que a segunda volta deve ser realizada duas semanas após o anúncio dos resultados da primeira, acrescentou.

-0- PANA PR/MA/VAO/FJG/DIM/DD 09março2018