Agência Panafricana de Notícias

Comissão Eleitoral nacional Independente indica novos governadores das ilhas Comores

Motoni, Comores (PANA) - Mouigni Baraka Said, Mohamed Ali Said e Anissi Chamsidine são eleitos Governadores das ilhas de Grande-Comore, Mohéli e Anjouan respetivamente, de acordo com os resultados provisórios proclamados quarta-feira em Moroni pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Os resultados provisórios atribuem a Mouigni Baraka Said 58,94 porcento des votos contra o governador cessante, Mohamed Abdouloihabi que obteve 41,06 porcento.

Em Anjouan, o cessante Moussa Toybou com 40,23 porcento foi vencido por Anissi Chamsidine que totalizou 59,77 porcento dos votos.

Apenas Mohamed Ali Said de Moheli conseguiu salvar o seu assento com 53,73 porcento dos votos contra Ali Hilali Said que, apesar do apoio do Presidente Sambi, apenas colheu 46,27 porcento dos votos.

Moussa Toybou de Anjouan, protegido há muito tempo por Sambi, perdeu este precioso apoio porque o chefe do Estado preferiu a Anissi Chamsidine que foi o seu chefe de gabinete, antes de ser nomeado à direção da Sociedade dos Hidrocarbonetos em Anjouan.

O ex-diretor de gabinete do Presidente Sambi, Mohamed Abdouloihabi, foi eleito governador da Grande-Comore, antes de brigar com o seu antigo mentor na sequência dos conflitos de competências.

Apenas, Mohamed Ali Said de Moheli, que nunca foi um próximo nem um inimigo jurado do Presidente Sambi, foi reeleito.

-0- PANA MH/SSB/IBA/CJB/DD 29Dez2010.