Agência Panafricana de Notícias

Comissão Eleitoral do Quénia divulga nome do novo Presidente sexta-feira

Nairobi, Quénia (PANA) – A espera do anúncio dum novo Presidente no Quénia foi prolongada até sexta-feira num contexto marcado por uma preocupação crescente entre a população, cuja maioria depois de votar esvaziou as ruas e encerrou os estabelecimentos comerciais.

A Comissão Eleitoral Independente (IEBC) cessou a divulgação em direto dos resultados provisórios que cobriu cerca de 43 porcento dos mais de 10 milhões de sufrágios expressos durante as eleições de segunda-feira última.

Antes, uma falha do sistema foi declarada depois de os resultados permanecerem no sistema durante várias horas, suscitando inquietudes do público, mas a Comissão Eleitoral está otimista quanto à credibilidade e à integridade dos resultados.

Além dos outro problemas que caraterizaram as eleições, o registo electrónico dos eleitores, comprado por sete biliões de xelins quenianos, não funcionou no dia do escrutínio.

O presidente da IEBC, Issack Hassan, prometeu que os ecrãs de transmissão dos sufrágios em direto funcionarão de novo o mais tardar quarta-feira à noite, após mais de 24 de horas de falha do sistema.

Até agora, 140 responsáveis das assembleias de voto em 290 circunscrições eleitorais foram transportados por avião para Nairobi.

No entanto, das 53 circunscrições contadas quarta-feira de manhã, apenas os resultados de 14 foram calculados e divulgados por via da imprensa.

Hassan disse que ao ritmo em que se efetuam o cálculo e a verificação dos resultados, o processo poderá alargar-se até à próxima segunda-feira, cerca de uma semana após a data do escrutínio.

A Comissão Eleitoral está autorizada a declarar os resultados até seis dias.

No fim da transmissão em direto dos resultados, Uhuru Kenyatta liderava os resultados com dois milhões 800 mil votos contra dois milhões 200 mil para Raila Odinga.

No entanto, uma contagem recente de várias circunscrições posiciona Raila Odinga no primeiro lugar com 308 mil 172 votos (68 porcento dos sufrágios), contra 137 mil 835 votos para Uhuru Kenyata (30 porcento dos votos).

Os militantes da coligação de Odinga indicaram que a fraqueza do resultado do seu candidato se deveu ao atraso no cálculo dos resultados dos seus bastiões.

-0- PANA AO/VAO/LSA/TBM/SOC/FK/TON 07março2013