Agência Panafricana de Notícias

Comboio carregado de combustível descarrila no centro de Angola

Luanda, Angola (PANA) - Um comboio com 14 vagões carregados de combustível e cimento descarrilou-se, sábado, em Camacupa, na província central angolana do Bié no troço entre as cidades do Cuito e Luena.

Com destino à cidade do Luena, capital da vizinha província do Moxico, no leste do país, a locomotiva transportava cimento e cisternas de gasóleo e gasolina, estimando-se a perda de mais de 200 mil litros destes derivados de petróleo, segundo uma fonte autorizada.

De acordo com as autoridades administrativas, o excesso de velocidade esteve na base do acidente que causou o descarrilamento do comboio.

Neste momento, estão em curso no local trabalhos técnicos para a remoção dos 14 vagões que a locomotiva transportava e a recuperação da linha férrea, desativada desde o dia do acidente.

O vice-governador provincial do Bié para a Área Técnica e Infraestruturas, José Fernando Tchatuvela, disse ter faltado cautela por parte do maquinista em serviço ao aproximar-se de uma curva perigosa, perto da aldeia de Santo Biangue.

Chatuvela indicou, contudo, que estão fora de perigo os dois técnicos dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), bem como os dois oficiais da Polícia Nacional que acompanhavam a locomotiva e tiveram ferimentos ligeiros.

“Eles foram prontamente atendidos no hospital local de Camacupa e estão completamente fora de perigo”, assegurou.

O descarrilamento do comboio ocorreu numa área desabitada e de difícil acesso e, para evitar outros transtornos, as autoridades policiais e de proteção civil montaram um perímetro de segurança no local onde decorrem igualmente operações de transferência dos combustíveis para camiões-cisternas.

Com esta ação, pretende-se iniciar o mais depressa possível o transporte rodoviário de combustíveis, a fim de reduzir ao mínimo os inconvenientes para os consumidores da província do Moxico.

Grande parte do combustível para as províncias do Bié e Moxico é transportada pelos comboios do CFB.

No ano passado, foram transportados 47 mil e 563 toneladas de mercadorias diversas e um total de 365 mil 175 passageiros, um aumento de 77 mil pessoas em relação ao ano anterior.

Fruto destes serviços, a empresa arrecadou mais de 629 milhões de kwanzas, mais 35 milhões em comparação com o período anterior, com a realização de 285 circulações.

Mais de dois milhões de passageiros e 95 mil toneladas de mercadorias diversas, com destaque para combustíveis, gás, material de construção, bebidas e madeira, foram transportados pelos comboios do CFB, desde o reinício da circulação, em agosto de 2011, até maio deste ano.

Os benefícios do comboio para as populações do centro e leste do país são visíveis na circulação de pessoas e bens da cidade para o campo e vice-versa e na importação de produtos pelos empresários locais, provocando a baixa dos preços dos principais produtos.

-0- PANA IZ 08out2017