Agência Panafricana de Notícias

Combatentes do M23 transferidos longe da fronteira entre Rwanda e RD Congo

Kigali, Rwanda (PANA) - Pelo menos 718 antigos combatentes da rebelião congolesa do Movimento de 23 de Março (M23) refugiados no Rwanda foram transferidos para um outro campo no leste longe da fronteira com a RD Congo, anunciou segunda-feira um comunicado do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

"Estes refugiados congoleses no Rwanda foram realojados num outro campo situado a uma distância razoável da fronteira rwando-congolesa para nos assegurarmos da sua segurança e da sua proteção", explica o comunciado.

Até 16 de março último, centenas de combatentes de uma das fações do M23 fiel ao antigo chefe político deste movimento rebelde congolês Jean Marie Runiga refugiaram-se no Rwanda depois de serem derrotados pelos seus antigos companheiros de armas aliados do chefe do Estado-Maior destes insurgentes, o general Sultan Makenga.

A fação do M23 que se aliou ao general Makenga controla atualmente várias partes da província do Kivu-Norte, no leste da República Democrática do Congo.

-0- PANA TWA/JSG/MAR/TON 1abr2013