Agência Panafricana de Notícias

Combatente de ex-grupo rebelde detido no nordeste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Um combatente de um ex-grupo rebelde designado Enyele, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC) foi detido em Kisangani, a capital da província Oriental, por elementos das Forças Armadas da RDC (FARDC), anunciou neste fim-de-semana o comandante da 9 ª Região Militar das FARDC, o general do Exército, Jean-Claude Kifwa.

Este combatente, identificado como sargento Jean Paul Bokoko, que afirma ter vindo à principal cidade da província para se integrar nas FARDC, foi capturado num cemitério onde passava a noite, declarou o general Kifwa à imprensa , antes de pedir a vigilância à população local.

Os insurgentes Enyele, uma tribo guerreira do extremo nordeste da RDC, atacou a cidade de Mbandaka, na província do Equador (noroeste) em abril de 2010, por razões não esclarecidas até ao momento, recorda-se.

Um ataque de fevereiro último contra uma das residências presidenciais em Kinshasa, a capital da RDC, seria a obra dos mesmos, indica-se.

O ex-líder rebelde Enyele, Undjani Mangbama Mambenga, atualmente detido no Congo, faz objeto de um diferendo entre a RDC e o seu vizinho Congo que se recusa a extraditá-lo, à semelhança de um general das FARDC, Faustin Munene, igualmente perseguido pela justiça na República Democrática do Congo.

-0- PANA KON/TBM/CCF/DD 24abr2011