Agência Panafricana de Notícias

Comandante-geral da Polícia nomeado governador de província no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) – O Presidente rwandês, Paul Kagame, nomeou o comandante-geral da Polícia, Emmanuel Gasana, governador da Província Sul, tornando-se assim no primeiro responsável da Polícia a ser designado para uma alta função civil neste país da África Oriental.

Segundo um comunicado oficial dos Serviços Presidenciais transmitido à PANA, em Kigali, o comandante-geral adjunto da Polícia para as Operações, Dan Munyuza, foi promovido como o novo chefe da Polícia.

A nomeação de Gasana surge alguns meses depois de homens armados não identificados com uniformes militares atacarem, por duas vezes, em junho último, a longínqua aldeia de Nyaruguru, um distrito do sul do Rwanda, na fronteira com o Burundi, e dispararem às cegas contra os habitantes.

Segundo a Polícia, após estes dois ataques, o gangue armado fugiu para o Burundi, devido à pressão do Exército que interveio imediatamente.

Alguns receiam que os rebeldes Hutus rwandeses, que operam no leste da República Democrática do Congo (RDC), se aproveitem da violência pós-eleitoral no Burundi para desestabilizar o Rwanda.

A tensão no vizinho Burundi nasceu da decisão do Presidente cessante, Pierre Nkurunziza, de abril de 2015, de disputar um controverso terceiro mandato presidencial, em violação da Constituição e do Acordo de Paz que pôs termo à guerra civil que abalou o país 1993 a 2005.

-0- PANA TWA/MA/NFB/JSG/FK/IZ 19out2018