Agência Panafricana de Notícias

Cinema africano fortemente presente em Festival Internacional em Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) - O cinema africano estará fortemente representado na quinta edição do Festival Internacional do Filme Feminino de Salé (cidade gêmea da capital marroquina, Rabat) com a projeção de 12 metragens do continente, soube sábado a PANA junto dos organizadores.

Os 12 filmes vão representar designadamente o Benin, o Burkina Faso (convidado especial), os Camarões, a Côte d'Ivoire, o Egito, o Mali, Marrocos (país organizador), a Mauritânia, o Senegal, o Tchad, o Togo e a República Democrática do Congo.

Durante este certame cinematográfico, previsto para 19 a 24 de setembro corrente, estarão igualmente representados vários outros países como a Eslovénia, o Vietnam, os Estados Unidos, a Austrália, França, a Suíça e a Áustria.

O júri desta edição, composto por sete mulheres de diferentes nacionalidades, será presidido pela escritora canadiana Louise Poral.

"Esta edição incide sobre a desigualdade global dos estatutos do homem e da mulher e sobre a coragem das mulheres que tomam o risco da emancipação pela criação", segundo a mesma fonte.

O Festival do Filme Feminino de Salé é um dos principais encontros anuais da sétima arte em Marrocos ao lado do Festival Internacional do Filme de Marraquexe, do Festival de Curta Metragem Mediterrânica de Tanger, do Festival do Filme Mediterrânico de Tétouan e do Festival do Cinema Africano de Khouribga.

-0- PANA HBK/TBM/MAR/IZ 04set2011