Agência Panafricana de Notícias

Cinco partidos já inscritos para eleições gerais em Angola

Luanda, Angola (PANA) - A entrega sexta-feira, no Tribunal Constitucional, da candidatura da CASA-CE eleva para cinco o número de formações políticas que já se candidataram formalmente às eleições gerais de agosto próximo, em Angola.

Depois do partido no poder (MPLA) e da principal oposição (UNITA), no primeiro dia das inscrições, a 2 de maio corrente, o Tribunal Constitucional recebeu em seguida as listas eleitorais da Aliança Patriótica Nacional (APN) e da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), respetivamente a 10 e 11 de maio.

Tal como as demais que lhe antecederam, a candidatura da CASA-CE (Convergência Ampla de Salvação Nacional - Coligação Eleitoral) também se baseia em assinaturas de milhares de apoiantes obtidas em todo o território nacional.

O processo de candidatura foi entregue pela mandatária da Coligação, Cezinanda de Kerlan Xavier, que, em declarações à imprensa, afirmou ter apresentado mais de 18 mil assinaturas recolhidas nas 18 províncias do país.

A CASA-CE tem como cabeça-de-lista o seu presidente Abel Chivukuvuku, seguido de Mendes de Carvalho (Miau), num total de 220 candidatos a deputados à Assembleia Nacional (AN, Parlamento) pelos ciclos nacional e provinciais, entre titulares e suplentes.

Fazem parte desta coligação partidos como PALMA, PADA, PNA, PNSA, PDP-ANA e Bloco Democrático, sendo estes dois últimos os seus integrantes mais novos.

-0- PANA IZ 13maio2017