Agência Panafricana de Notícias

Cinco mulheres encabeçam listas do MpD para legislativas em Cabo Verde

 

Praia, Cabo Verde (PANA) - cinco mulheres figuram entre os cabeças de listas do Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder em Cabo Verde, apresentados, quinta-feira, na cidade da Praia, para eleições legislativas de 18 de abril próximo, soube a PANA de fonte oficial.

As cinco mulheres encabeçam 13 listas nos círculos eleitorais do país e na diáspora, segundo a mesma fonte.

Numa conferência de imprensa, a secretária-geral do MpD, Filomena Delgado, adiantou que, para a elaboração destas listas apresentadas pela Comissão Política Nacional e aprovadas em 20 de fevereiro corrente pela Direção Nacional, o partido levou em conta vários critérios em relação aos nomes de há cinco anos, a começar pela renovação dos mesmos em muitos círculos, chegando mesmo a 100 por çento na Brava e na Boa Vista.  

O partido teve igualmente em conta a representatividade em círculos eleitorais com mais do que um concelho, como Santiago Norte, Santiago Sul, Santo Antão e Fogo, a inclusão de jovens, de independentes e a diversidade de competências, disse.

O  partido respeitou também a lei de paridade de género, que define uma percentagem de 40 por cento de mulheres nas listas , acrescentou a porta-voz, frisando que "não deve haver duas pessoas do mesmo sexo seguidas a partir da terceira posição."

A título de exemplo, disse que há 60 por cento de mulheres nas listas nos círculos eleitorais de São Nicolau, Brava e África, 50 por cento em Santo Antão, Fogo e Sal, 40 por cento na Boa Vista, Europa e Américas, 42 por çento em Santiago Sul e 43 por çento em Santiago Norte.

O primeiro-ministro e presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, é o cabeça de lista para Santiago Sul, o maior círculo eleitoral do país, enquanto o atual presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, lidera em Santo Antão.

O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, está à frente em São Vicente, o segundo maior circulo eleitoral do arquipeelago.

Os restantes cabeças de listas são  Nelson Brito em São Nicolau, Janine Lélis, autal ministra da Justiça e Trabalho, no Sal, Elisabeth Évora na  Boa Vista, Joana Rosa no Maio, Filipe Santos no Fogo, Fernanda Burgo na Brava, Emanuel Barbosa na Europa, Orlando Dias em África,  Fátima White na Américas e Austelino Correia na Santiago Norte.

Cabo Verde vai realizar eleições legislativas a 18 de abril, e a campanha eleitoral vai decorrer de 01 a 16 do mesmo mês.

Em 2016, o MpD, então na oposição, venceu com maioria absoluta, com quase 54 por cento dos votos, as legislativas, afastando do poder, ao fim de 15 anos, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), atual principal força da oposição.

-0- PANA CS/DD 26fev2021