Agência Panafricana de Notícias

Cinco mortos em novo ataque no centro-norte do Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Cinco pessoas foram mortas, quarta-feira à noite, em aldeias do distrito de Bourzanga, na província do Bam, na reigão centro-norte do Burkina Faso, onde os ataques provocaram, nos últimos dias, a deslocação maciça de populações para a cidade de Kongoussi, a cerca de 100 quilómetros a norte de Ouagadougou, a capital.

"A situação de segurança degrada-se cada dia, no distrito de Bourzanga. Quarta-feira à noite, assaltantes mataram quatro pessoas em Zana e uma outra em Kiéka. As populações estão a partir”, explicou à PANA um vereador local.

Desde sábado passado, este distrito do centro-norte do país está abalado por uma onda de ataques terroristas em aldeias. Os assaltantes percorrem as aldeias de moto.

Perto de 20 mil pessoas fugiram as suas aldeias para se refugiar em Kongoussi. quarta-feira, e o Governo burkinabe indicou que medidas de segurança suplementares serão tomadas para fazer face à situação.

O Burkina Faso caiu num ciclo de ataques terroristas desde 2015, fazendo até agora mais de 500 mortos e milhares de deslocados.

-0- PANA TNDD/IS/MAR/IZ 03out2019