Agência Panafricana de Notícias

Cinco civis mortos na violência de dezembro na Líbia, segundo ONU

Tripoli, Líbia (PANA) – As hostilidades na Líbia fizeram, em dezembro de 2017, seis vítimas civis, das quais cinco mortos e um ferido, ou seja, uma diminuição pelo segundo mês consecutivo, segundo a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL).

Em novembro último, o número de vítimas civis da violência na Líbia atingiu as 16 vítimas, das quais seis mortos e 10 feridos, enquanto que, nos meses anteriores, as mortes e os feridos estavam calculados em várias dezenas.

Num relatório mensal publicado segunda-feira, a UNSMIL indica que as vítimas mortais de dezembro passado são três homens e duas mulheres.

O mês de dezembro registou igualmente sete outras vítimas de outras violações do Direito Internacional Humanitário e de violações dos direitos humanos , nomeadamente o assassinato do presidente civil da Câmara Municipal de Misrata, Mohamed Al-Chteiwi, precisou o documento.

A maioria das vítimas civis foram causadas por restos de explosivos de guerra (quatro mortos e um ferido), seguidos de disparos (uma morte).

As vítimas civis foram registadas em Benghazi (três mortos e um ferido), em Zawiya (uma morte) e em Sabratha (uma morte).

-0- PANA BY/IS/SOC/FK/IZ 02jan2018