Agência Panafricana de Notícias

Cimeira económica anual abre na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – A cimeira económica anual da Nigéria deve iniciar-se esta segunda-feira em Abuja, a capital do país, na presença do Presidente Goodluck Jonathan, de altos responsáveis do Governo e de mais de 500 outros participantes, maioritariamente representantes do setor privado que vão deliberar sobre questões essenciais para o desenvolvimento económico nacional.

Segundo artigos divulgados pela imprensa local esta segunda-feira, o tema da Cimeira Económica Nacional (NES) de três dias é « Desregulação, Custo da Governação e Perspetivas Económicas da Nigéria”.

O Presidente Jonathan deverá na ocasião esclarecer as suas políticas e os seus projetos de desregulação, bem como o custo da governação. Ele vai apresentar igualmente as perspetivas económicas da nação.

Os principais governantes que deverão intervir são os ministros da Economia e Finanças, Ngozi Okonjo-Iweala; e da Planificação, Shamsuddeen Usman.

O governador do Banco Central da Nigéria (CBN), Sanusi Lamido Sanusi, fará igualmente uma comunicação, numa cimeira anual que está já na sua 18ª edição.

A NES é a maior reunião nacional onde são abordadas as questões económicas do país e é
organizada conjuntamente pelo Governo Federal e pelo Grupo da Cimeira Económica Nigeriana (NESG), que representa o setor privado.

-0- PANA SB/SEG/FJG/IBA/FK/IZ 03dez2012