Agência Panafricana de Notícias

Cimeira da UE sem acordo sobre repartição de migrantes nos Estados-membros

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Os líderes europeus reunidos em cimeira desde quinta-feira em Bruxelas fracassaram sobre o alcance um acordo relativo à repartição dos migrantes com base na quota obrigatória para cada Estado-membro.

O primeiro-ministro italiano, Mattéo Renzi, saiu furioso da reunião quinta-feira à noite após várias horas de debates estéreis, visto que os Estados-membros estão opostos a acolher o contingente de 40 mil refugiados que estão na Itália num período de dois anos porque o acolhimento deve ser feito com base voluntária e não de quota obrigatória.

No entanto, foi decidido o reforço dos meios técnicos e financeiros da Agência Europeia de Controlo das Fronteiras (FRONTEX) para lhe permitir garantir a expulsão para os países de origem dos migrantes cujo direito de asilo for recusado.

Segundo dados oficiais, 100 mil migrantes provenientes sobretudo de África chegaram à Europa através da Itália e da Grécia desde o início deste ano.

A questão muito discutida da crise da dívida grega está sem solução e a Grécia deve buscar até 30 de junho corrente mais de um bilião de euros para pagar as suas dívidas contraídas junto do Fundo Monetário Internacional(FMI), condição prévia para a concessão dum outro empréstimo de mais de sete biliões de euros para permitir ao Estado grego poder continuar a pagar os seus funcionários.

-0- PANA AK/JSG/FK/TON 26 junho 2015