Agência Panafricana de Notícias

Cimeira da UE debate situação política na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A evolução da situação política na RD Congo é um dos assuntos na agenda da cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) prevista para 9 a 10 de março corrente, em Bruxelas, indica um comunicado oficial transmitido à imprensa.

Para a UE, a situação política deteriorou-se na RD Congo durante o ano de 2016 "devido à ausência de medidas para a organização de eleições no quadro constitucional".

Durante esta cimeira, a alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Federica Mogherini, apresentará uma lista mais ampla de nomes de personalidades congolesas que podem ser visadas por sanções dirigidas pela prática de alegados atos de violência e obstáculos ao processo de saída da crise.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, reunidos segunda-feira, em Bruxelas, exigiram a rápida designação dum primeiro-ministro na RD Congo saído da coligação de partidos da oposição, em conformidade com o Acordo Global e inclusivo de 31 de dezembro de 2016.

Por seu lado, a coligação da oposição está confrontada com divergências entre os seus integrantes sobre a personalidade que deve ocupar o cargo de primeiro-ministro.

Segundo o acordo de 31 de dezembro passado, depois da sua designação pela coligação, a referida personalidade será nomeada pelo Presidente Joseph Kabila chefe do Governo de transição para um período de um ano.

-0- PANA AK/IS/IBA/MAR/IZ 09março2017