Agência Panafricana de Notícias

Cimeira da OMVS recomenda eletrificação de parte guineense da bacia do rio Senegal

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A eletrificação da parte guineense da bacia do rio Senegal e a transposição do Código e dos regulamentos da OMVS (Organização para o Aproveitamento do Rio Senegal) no Dreito interno dos Estados-membros figuram entre as resoluções saídas da XV cimeira deste agrupamento sub-regional realizada segunda-feira, na capital mauritana, Nouakchott.

Durante a reunião, os chefes de Estado da OMVS decidiram igualmente a aceitação das obras complementares do projeto hidroelétrico de Koukoutamba, a definição dos critérios de avaliação dos benefícios, dos custos e dos encargos das obras comuns, bem como a delimitação e a disponibilização à OMVS das áreas portuárias do rio Senegal.

Segundo o comunicado final da conferência divulgado terça-feira, a eletrificação das aldeias deslocadas ou afetadas durante a construção de obras elétricas faz também parte das resoluções adotadas.

O encontro de Nouakchott reuniu os chefes de Estado da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz; da Guiné-Conakry, Alpha Condé; do Mali, Dionkounda Traoré; e do Senegal, Macky Sall.

A OMVS é tida como um exemplo bem sucedido de integração sub-regional no âmbito da exploração comum dos recursos do rio Senegal que atravessa o Mali, a Mauritânia, a Guiné-Conakry e o Senegal.

-0- PANA SAS/TBM/IBA/CJB/IZ 26mar2013