Agência Panafricana de Notícias

Cimeira da Liga Árabe abre diálogo para resolver problemas de Árabes, diz Argélia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A 27ª Cimeira da Liga Árabe prevista para 25 a 27 de julho corrente em Nouakchott « vai oferecer a ocasião de se abrir um diálogo cujos resultados permitam resolver problemas com que está confrontada a comunidade árabe », declarou quinta-feira o ministro argelino dos Assuntos Magrebinos, Africanos e Árabes, Abdel Kader M'Sahel.

Este encontro « histórico » abordará, segundo o governante, a situação na Palestina, « uma questão central » para "se adotar medidas conducentes à recuperação dos direitos legítimos do povo palestino », disse o governante argelino aquando da sua chegada à capital mauritana.

A 27ª Cimeira da Liga Árabe examinará igualmente « a crise na Líbia, no Médio Oriente, além de todas as ameaças que pairam no mundo árabe », segundo M'Sahel.

A seu ver, estas ameaças têm a ver com a questão do terrorismo e da luta contra grupos islamitas violentos, nomeadamente o Daech (Estado islâmico) e Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI), bem como com questões económicas.

Vários ministros árabes dos Negócios Estrangeiros, da Economia e do Comércio chegaram a Nouakchott quinta-feira à noite e nesta sexta-feira para participar na 27ª Cimeira da Liga Árabe, prevista para 25 a 27 de julho corrente, soube a PANA sexta-feira de fontes oficiais.

Entre estes responsáveis, nota-se o ministro dos Emirados Árabes Unidos da Economia, Said Abdel Aziz Al Mansouri, e o ministro tunisino do Comércio, Mouhcine Hacen.

-0- PANA SAS/JSG/MAR/DD 22julho2016