Agência Panafricana de Notícias

Cidade sul-africana do Cabo acolhe próximo Dia Internacional de Jazz

Paris, França (PANA) – A próxima edição do Dia Internacional do Jazz realizar-se-á em 2020 na cidade do Cabo, na África do Sul, para a sua primeira celebração em África, anunciou a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"Esta decisão constitui um reconhecimento do compromisso forte da África do Sul a favor da diplomacia cultural que se manifesta com um alto grau de criatividade e uma diversidade excecional da sua programação, com base numa vasta rede de parceiros", declarou Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO.

Sob o lema "Origem e Rotas do Jazz Africano", o festival permitirá revelar, através do jazz, a identidade africana e a potencialidade criativa do continente que inspirou uma música mundial, e permitirá à cidade do Cabo valorizar uma história e um património únicos em matéria de jazz.

Segundo organizadores do evento, o jazz na cidade do Cabo representa mais do que uma música, na medida em que veicula a história da escravatura e da luta contra o regime do Apartheid.

O Dia Internacional do Jazz celebrado, anualmente, a 30 de abril desde 2011 no mundo inteiro, presta homenagem ao jazz, à sua capacidade de aproximar os povos e ao seu poder de promover o diálogo, a liberdade de expressão, o respeito pelos direitos humanos e a diversidade, sublinhou a UNESCO.

-0- PANA BM/IS/FK/DD 29nov2018