Agência Panafricana de Notícias

Cidade ivoiriense de Grand-Bassam sofre ataque terrorista

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A cidade ivoiriense de Grand-Bassam, classificada património mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), foi palco este domingo dum ataque terrorista que teria feito mais de uma dezena de mortos, segundo um balanço provisório.

Várias zonas da cidade das quais a praia e locais hoteleiros foram alvos de disparos intensos de assaltantes não identificados. O balanço provisório estabelecido pela Polícia indica 12 pessoas mortas das quais quatro Europeus.

Grand-Bassam é uma cidade muito frequentada no fim de semana pela sua praia.

Em julho de 2015, o porta-voz do Governo ivoiriense, Bruno Nabagné Koné, assegurava que não havia uma ameaça terrorista real.

« Posso tranquilizar novamente os Ivorienses com base no que nos dizem os serviços de segurança e defesa, que não existe ameaças reais, visíveis até ao presente no território ivoiriense», declarou Koné.

Ele precisou no entanto que precauções foram tomadas para que enventualmente, se necessário, os serviços de segurança possam reagir eficazmente se houver uma tal ameaça.

Após o Mali e o Burkina Faso, a Côte d’Ivoire torna-se no terceiro país visado por um ataque terrorista que causou muitas vítimas.

-0- PANA BAL/TBM/FK/IZ 13março2016