Agência Panafricana de Notícias

Cidade do Cabo confirma incineração de Desmond Tutu

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Os sinos de catedral continuam a tocar em toda a África do Sul em homenagem ao herói antiapartheid, o arcebispo Desmond Tutu, falecido domingo, na Cidade do Cabo, onde o arcebispo anglicano Thabo Makgoba confirmou a sua cremação.

Ao longo da semana, a Cidade do Cabo manterá iluminada a Table Mountain e a Câmara Municipal com a cor violeta, a cor favorita de Tutu.

O arcebispo anglicano Thabo Makgoba confirmou que o cremado bispo Tutu e as suas cinzas serão enterrados na Catedral de São Jorge, que também acolherá a missa fúnebre do herói antiapartheid, no sábado.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seus antecessores Barack Obama, Bill Clinton e Jimmy Carter, bem como a rainha Elizabeth da Inglaterra e o Papa Francisco estão entre os líderes mundiais que homenagearam o  vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1984.

A diocese anglicana de Pretória e o Conselho de Igrejas da África do Sul realizarão também uma missa, na capital, quarta-feira.

Além disso, a fundação Desmond & Leah Tutu Legacy realiza uma cerimónia íntima em grupo restrito quinta-feira para a família e amigos.

Considerado o homem da Igreja mais famoso do continente, Tutu foi fundamental para poupar o seu país de uma violenta guerra racial.

O bispo Tutu nasceu, em Klerksdorp, em 07 de outubro de 1931. Estudou teologia no St Peter's College, em Joanesburgo, e no King's College, em Londres.

Depois dos distúrbios de Soweto, em 1976, ele pediu sanções económicas contra o regime do apartheid, na África do Sul.

Ele ganhou o Prémio Nobel da Paz, em 1984, o Prémio Pacem in Terris, em 1987, o Prémio da Paz de Sidnei, em 1999, o Prémio Gandhi da Paz, em 2007, e a Medalha do Presidente pela Liberdade, em 2009.

O bispo Tutu aposentou-se como arcebispo da Cidade do Cabo, em 1996, e foi nomeado arcebispo emérito, um título honorário. Ele continuou a promover a democracia, a liberdade e os direitos humanos em todo o Mundo.

Ele deixa esposa, quatro filhos, sete netos e bisnetos.

-0- PANA CU/RA/NFB/JSG/MAR/IZ 29dez2021