Agência Panafricana de Notícias

Cidade de Libreville em confinamento total contra coronvírus

Libreville, Gabão (PANA)  - O Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, decretou 15 dias de estado de emergência no Gabão para fazer face ao desafio sanitário representado pela propagação da epidemia de coronavírus que, no intervalo de duas semanas, afetou oficialmente 46 pessoas.

As ruas da cidade capital, Libreville, estavam vazias esta segunda-feira de manhã, exceto o posicionamento das forças de segurança encarregues de fazer respeitar as medidas de confinamento na cidade, constatou a PANA no bairro de Charbonnages, situado perto do aeroporto internacional de Libreville.

Esta medida execional efetivou-se domingo à meia-noite desta segunda-feira.

As medidas adotadas pelo Governo gabonês há 15 dias foram desrespeitadas pela população, nomeadamente barreiras e  medidas de higiene elementares que tardam a tornar-se habituais.

Para o primeiro-ministro gabonês, Julien Nkoghe Bekale, que anunciou na televisão nacional o confimanento total de Libreville, “o desafio sanitário destina-se a evitar ao nosso país uma trajetória imprevisível e explosiva desta pandemia.”

Com efeito, tendo em conta o aumento crescente  do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus, a decisão do chefe do Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba, deverá permitir conter, sempre que possível, a propagação da epidemia, principalmente em Libreville, principal foco desta infeção pelo coronavírus.

Libreville alberga mais da metade da população gabonesa, ou seja mais de 800 mil habitantes, dum total nacional de um milhão 800 mil habitantes.

Para acompanhar as medidas de confinamento total em Libreville, o Estado gabonês, em concertação com as duas câmaras do Parlamento, restringiu liberdades políticas e, nomeadamente, suspendeu o pagamento de alguns encargos.

O Estado anunciou pagar faturas de água e de eletricidade para os mais desafavorecidos, no valor de seis biliões de francos CFA (nove milhões e 146 mil e 941 euros), mas sem especificar as modalidades desta repartição nem a lista de beneficiários.

Por outro lado, nenhum recenseamento ainda foi efetuado até ao momento, neste sentido.

-0- PANA LAW/JSG/FK/DD 13abril2020