Agência Panafricana de Notícias

Cidadãos chineses detidos com armas em Nairobi

Nairobi, Quénia (PANA) - Cinco cidadãos militares chineses foram detidos sexta-feira com armas e outros materiais militares no Quénia, anunciaram oficiais dos serviços de migração no local.

Os cinco migrantes chineses, entre os quais uma mulher, foram encontrados com materiais de comunicação militares, nomeadamente rádios, computadores portáteis, detetores de metais e uniformes militares, revelou o diretor dos serviços de migração do Quénia, Alex Muteshi.

"Serão mantidos em detenção para inquéritos aprofundados", indicou o Governo que considerou a descoberta destes meios militares numa casa residencial, na zona chique de Lavington, em Nairobi, "uma ameaça à segurança nacional".

Interrogados sobre os seus objetivos, os cinco Chineses afirmaram às forças de segurança que pretendiam criar uma agência de segurança.

Mas as autoridades retorquiram que não tinham a autorização para tal e que elas precisavam de saber como este arsenal militar foi introduzido no país.

Bombas fumígenas, cápsulas de gás lacrimógenas e botas militares, foram apresentadas à imprensa, anunciou o pessoal dos serviços de migração frisando que os cinco chineses foram detidos nos centros de migração.

-0- PANA AO/AR/ASA/BEH/SOC/MAR/DD 06out2018