Agência Panafricana de Notícias

CICV visita militares malianos detidos por rebeldes no Norte do Mali

Niamey, Níger (PANA) – Uma equipa do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) Mali-Níger visitou no início desta semana 79 militares malianos detidos pelo Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA, rebelião tuaregue) no nordeste do Mali, indica um comunicado desta instituição transmitido à PANA.

"Na sua qualidade de intermédio neutro, a equipa do CICV conseguiu encontrar-se com detidos dandos meios de comunicação, nomeadamente telefones, para lhes permitir falarem com seus parentes em Bamako e noutras zonas do país", precisa o comunicado.

Além disso, a equipa entregou a vários deles mensagens das suas famílias, dando assim a 75 reclusos a oportunidade de escrever às suas famílias.

"Ao restabelecer contactos com as suas famílias, os recl"usos quebram o isolamento e restabelecem diretamente os laços com os seus próximos dos quais estão separados há vários meses ", afirma o chefe da delegação regional do CICV para o Mali e Níger, Jean-Nicolas Marti.

Uma assistência alimentar foi igualmente fornecida às pessoas visitadas, acrescenta o CICV acrescentando que observações e recomendações eventuais relativas às condições de detenção serão transmitidas "confidencialmente" ao MNLA no quadro dum diálogo bilateral.

Em fevereiro e março de 2012, o CICV visitara 22 militares malianos capturados nas mesmas circunstâncias pelo MNLA, lembra o comunicado.

-0- PANA SA/JSG/FK/DD 2agosto2012