Agência Panafricana de Notícias

CICV transfere soldados sudaneses libertados por grupo rebelde

Dar es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- Pelo menos 44 soldados sudaneses que acabam de ser libertos por rebeldes do Movimento para a Justiça e Igualdade (JEM, movimento rebelde), foram entregues às autoridades sudanesas em El Fasher, capital do norte de Darfur (oeste do Sudão) pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
A libertação dos mesmos inscreveu-se no quadro do acordo-quadro concluído entre o JEM e o governo sudanês em Fevereiro último em Doha, no Qatar, de acordo com uma fonte próxima do CICV.
"A pedido das duas partes, o CICV aceitou por razões puramente humanitárias servir de intermédio neutro", explicou num comunicado o chefe da delegação do CICV no Sudão, Jordi Raich Curco, que dirigiu a operação de transferência.
"O CICV não participou nas negociações que culminaram na entrega dos reféns.
Quando solicitado, ele pode ajudar as partes em conflito para assuntos práticos, como o fornecimento dos primeiros socorros, de material de socorros e o transporte", explicou Curco.
O CICV afirma ter recebido um grande apoio logístico do Programa Alimentar Mundial (PAM) para levar a cabo com sucesso esta operação muito complexa.
Operando na província de Darfur, abalada por distúrbios desde Fevereiro de 2003, o CICV concede a assistência às vítimas deste conflito armado e de outras violências nesta região.