Agência Panafricana de Notícias

CICV condena morte de agente no Mali

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) condenou firmemente o ataque, segunda-feira, dum camião humanitário perto de Gao, no Mali, que causou a morte dum agente e o ferimento dum trabalhador do Crescente Vermelho Maliano.

Num comunicado transmitido à PANA, o CICV exprimiu a sua profunda preocupação e condenou com firmeza este ataque, apelando a todas as partes em conflito para o respeito e a proteção dos trabalhadores humanitários.

A chefe das Operações do CICV para a África do Norte e Ocidental, Yasmine Fraz Dessimoz, sublinhou a sua preocupação face ao ressurgimento da violência contra os trabalhadores humanitários, impedindo-os de socorrer os indivíduos e as comunidades em profunda necessidade.

O agente do CICV morreu no ataque do veículo que ele conduzia para o Níger para buscar equipamentos médicos de primeira necessidade com vista a abastecer o hospital de Gao, enquanto o trabalhador da Cruz Vermelha Maliana que o acompanhava ficou ferido, mas o seu estádo de saúde continua estável.

Yasmine Fraz Dessimoz afirmou que a morte do seu agente é não apenas uma tragédia para a sua família e o CICV, mas também vai afetar a vida e o bem-estar de dezenas de milhares de pessoas.

As circunstâncias deste ataque continuam confusas, mas o CICV indica que o seu camião estava claramente identificável com o seu emblema.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/FK/TON 31março2015