Agência Panafricana de Notícias

CICV chocado e consternado com morte de 6 trabalhadores humanitários no Sudão do Sul

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) declarou esta quinta-feira, num comunicado, estar chocado e consternado pelos relatos que dão conta da morte de pelo menos seis trabalhadores humanitários de diversas Organizações Não Governamentais no condado de Maban, no Sudão do Sul, desde 4 de agosto corrente.

O responsável da delegação do CICV no Sudão do Sul, Franz Rauchenstein, disse que é preciso parar de tomar os trabalhadores humanitários como alvo em Bunj, capital do condado.

« O clima deve permitir à ação humanitária desdobrar-se para que se possa assistir os quase 120 mil refugiados nesta província. Se o acesso for obstruído pela insegurança, os trabalhadores humanitários não poderão prestar serviços essenciais nem socorros a milhares de pessoas que privadas do acesso à água potável, aos víveres e aos serviços médicos básicos”, defendeu.

O CICV lembra aos que participam nos combates que todos os civis, incluindo os trabalhadores humanitários, devem ser respeitados e protegidos, sublinha o comunicado.

-0- PANA BAL/BEH /FK/IZ 07ago2014