Agência Panafricana de Notícias

CICV assiste vários milhares de deslocados no leste do Tchad

N'Djamena- Tchad (PANA) -- O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) distribuiu entre Maio e Junho últimos vários materiais agrícolas a três mil 700 famílias em 23 aldeias de Dar Sila, no leste do Tchad, indica um comunicado desta agência humanitária divulgado terça-feira em N'Djamena.
Segundo o comunicado, os beneficiários destas doações correspondem a dois terços dos antigos deslocados recentemente regressados ao país.
Por outro lado, está prevista a distribuição de sorgo, óleo, açúcar e sal a favor de cinco mil famílias (ou seja 25 mil pessoas) regressadas ou residentes na província de Sila para um período de três meses.
Esta ajuda que beneficiará também 670 famílias (cerca de quatro mil pessoas) da zona de Birak permitirá às populações mais vulneráveis satisfazer as suas necessidades mais urgentes.
Nos distritos de Sila e Assoungha, fronteiriços com o Sudão, o CICV prevê ainda reabilitar 30 poços em 2009, com vista a garantir o acesso à água em quantidade e em qualidade a 36 mil pessoas (deslocadas, regressadas ou residentes) e ao seu gado.
O comunicado precisa igualmente que o CICV está a construir ou reabilitar centros de saúde situados nas zonas rurais a fim de melhorar o acesso aos cuidados das pessoas deslocadas e das comunidades que as acolhem.