Agência Panafricana de Notícias

CICV assiste 275 pessoas encontradas na floresta de Sambisa na Nigéria

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e a Cruz Vermelha da Nigéria assistiram 275 pessoas encontradas na floresta de Sambisa, no nordeste da Nigéria, indica um comunicado transmitido esta quinta-feira à PANA.

Estas pessoas, principalmente mulheres e crianças, transportadas quarta-feira para o campo da cidade de Yola, receberam roupas, lençóis, produtos de higiene e jerricãs.

Por outro lado, o CICV abasteceu o hospital federal de Yola em medicamentos para tratar os feridos e doentes entre estas pessoas.

Segundo um responsável do CICV, Beat Amin Mosimann, estas pessoas que deverão reencontrar as suas famílias e os seus próximos necessitarão dum apoio contínuo tendo em conta o sofrimento suportado durante o conflito.

O CICV sublinha a sua disposição de coordenar os seus esforços com outros atores humanitários para satisfazer as necessidades destas pessoas.

Elas foram encontradas na semana passada durante uma operação militar na localidade.

Desde dezembro de 2014, o CICV e a Cruz Vermelha nigeriana forneceram víveres a mais de 200 mil pessoas, água potável, uma ajuda médica e tratamento cirúrgicos à população do nordeste da Nigéria.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/FK/IZ 08maio2015