Agência Panafricana de Notícias

Christian Adovèlandé oficialmente presidente do BOAD

Cotonou, Benin (PANA) – O presidente do Banco de Investimento e Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BIDC), Christian Adovèlandé, é oficialmente o novo presidente do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD), depois da validação da candidatura do seu titular, Abdoulaye Bio Tchané, para as presidenciais beninenses de 6 de março próximo.

Abdoulaye Bio Tchané, cuja candidatura foi apurada quarta-feira pelo Tribunal Constitucional beninense, demitiu-se imediatamente do BOAD, soube a PANA sexta-feira de fontes próximas do interessado.

Os chefes de Estado da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) nomearam Christian Adovèlandé, durante a sua última cimeira em janeiro passado, em Bamako (Mali), para terminar o seu mandato que expira em 2013.

Adovèlandé trabalhou durante 17 anos no BOAD e dirigiu o Fundo de Garantia dos Investimentos Privados na África Ocidental (GARI), antes de ser nomeado, há cinco anos, à frente do BIDC.

Para as presidenciais beninenses cuja primeira volta está prevista para 6 de março próximo, foram apurados 15 candidatos pelo Tribunal Constitucional incluindo o chefe de Estado cessante, Boni Yayi; o candidato da coligação da oposição, Adrien Houngbédji; e a advogada Elise Gbédo.

-0- PANA IT/TBM/SOC/MAR/IZ 11fev2011