Agência Panafricana de Notícias

China oferece a São Tomé e Príncipe hospital de campanha contra covid-19

São Tomé São Tomé e Príncipe (PANA) - São Tomé e Príncipe passa a contar com um segundo hospital de campanha, desta vez financiado pela China e instalado no pavilhão cultural Alda do Espírito Santo, no Liceu Nacional, no centro da capital, soube-se de fonte oficial.

Em resposta a um pedido de ajuda internacional formulado Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, a China financiou um hospital de campanha com todas as condições necessárias de internamento para os doentes de covid-19.

Wan Wei, embaixador da China, no arquipélago, indicou na ocasião que se trata de "uma contribuição para um país amigo de longa data, para combater o coronavírus”.

Com a doença a atingir uma fase crítica, em São Tomé e Príncipe, o Governo prepara-se para os piores cenários que poderão surgir por causa das temperaturas mais baixas.

"Agradecemos o gesto da China. É mais uma extensão do hospital de campanha que foi instalado no centro de estágios de futebol. Estamos a preparar-nos para o pior cenário, esperemos que não aconteça, na hipótese de lotação de doentes", disse Edgar Neves, ministro da saúde.

Segundos dados atualizados esta segunda feira pelo Ministério da Saúde, país tem 299 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, das quais 12 morreram.

Outras 12 pessoas estão internadas no hospital de campanha, enquanto 271 pacientes se encontram em isolamento domiciliário e o número de recuperados se mantém em quatro.

O Governo endureceu as medidas restritivas e estabeleceu coimas de cinco dólares americanos de penalização aos infratores, para os não utilizadores de máscaras nos espaços públicos e nos táxis.

O quarto período do Estado de Emergência em saúde publica termina no próximo domingo, 31.

São Tomé e Príncipe foi o último país de expressão portuguesa a anunciar a existência do vírus no seu território, e neste momento contabiliza quatro óbitos por covid-19

As autoridades multiplicam apelos para que a população fique em casa na tentativa de diminuir o risco de contágio e a propagação da doença.

-0- PANA RMG/IZ 26maio2020