Agência Panafricana de Notícias

China financia construção de represa no centro das ilhas Maurícias

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - A China vai financiar a construção duma represa em Côte d´Or, no centro das ilhas Maurícias, para ajudar este país a ter uma boa pluviometria, soube a PANA de fonte oficial.

Durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra deste projeto, quinta-feira última, o primeiro-ministro maurício, Navin Ramgoolam, considerou que a presente penúria de água na ilha se deve à mudança climática, ao aumento da procura, às fugas, à ruína da rede de distribuição e ao desperdício da água.

Segundo Rangoolam, para resolver a situação, o Governo elaborou vários projetos de construção de represas e obrigou os novos hóteis a instalarem uma estação de dessalinazação da água de mar.

A próxima represa, que será de dois e 500 metros de comprimento, terá uma capacidade de dois milhões e 400 metros cúbicos de água e estimar-se-á em três biliões e 400 milhões de rupias, ou seja cerca de 120 milhões de dólares, cuja maior parte é emprestada a juro baixo pela China, de acordo com o primeiro-ministro maurício.

-0- PANA NA/JSG/MAR/DD 30março2012