Agência Panafricana de Notícias

China financia construção de bloco maternidade e pediatria em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A China disponibuilizará 18.000.000 dólares americanos para financiar a construção do bloco de maternidade e pediatria do Hospital Baptista de Sousa (HBS), na ilha de São Vicente, anunciou o Governo cabo-verdiano.

Ao fazer o anúncio, na cidade da Praia, à margem da cerimónia de entrega de equipamentos hospitalares, donativos da cooperação chinesa em Cabo Verde, o ministro cabo-verdiano da Saúde, Arlindo do Rosário, assegurou que a primeira pedra para a construção das duas infraestruturas será lançada ainda no decorrer deste ano de 2022.

Segundo Arlindo do Rosário, com o término das obras do bloco ambulatorial, com o Centro da Comunidade Terapêutica da Ribeira de Vinha, o projeto de arquitetura do novo centro de saúde de Monte Sucesso e com a construção destas novas infra-estruturas, a região norte passará a ter “um verdadeiro complexo hospitalar.”

Na ocasião, o governante destacou que a cooperação entre a China e Cabo Verde no setor da saúde tem sido “exemplar”, uma vez que, frisou, ao longo desses anos, tem ajudado o país a nível da assistência técnica.

Arlindo do Rosário disse ainda que, neste momento, as duas partes trabalham, juntamente com o parque industrial de Macau (China), para a implementação da medicina tradicional chinesa como tratamento alternativo à medicina convencional em Cabo Verde.

Por sua vez, o embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, considerou que a equipa de médicos chineses, que vem trabalhando ao longo dos anos no arquipélago, tem desempenhado as suas funções com elevado sentido de responsabilidade.

“A China tem enviado regularmente equipas médicas a Cabo Verde, desde 1984. A décima nona equipa médica chegou a Cabo Verde em fevereiro de 2021 e, ao longo de um ano e meio, tem desempenhado as suas funções com elevado sentido de responsabilidade, superando as dificuldades. Trabalham com colegas locais na frente de combate contra a covid e desenvolveram uma profunda amizade com os colegas locais”, apontou.

Neste âmbito, disse que a próxima equipa de médicos chineses chegará ao arquipélago em agosto próximo, com o espírito de salvar vidas, informou o diplomata, assegurando que a amizade tradicional continuará de geração em geração.

-0- PANA CS/DD 26julho2022