Agência Panafricana de Notícias

China empresta a Cabo Verde $ 51 milhões para projeto de habitação social

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde e o Banco de Exportação e Importação da China (Eximbank) assinaram em Pequim um acordo de empréstimo de 51 milhões de dólares americanos destinado a um projeto de construção de habitação social no arquipélago, soube a PANA de fonte oficial quinta-feira na Praia.

O embaixador de Cabo Verde na China, Júlio Morais, e o vice-diretor-geral do Departamento de Empréstimos Concessionais do Eximbank, Wang Fade, assinaram quarta-feira o acordo que surge na sequência do acordo-quadro assinado na Praia a 4 de janeiro deste ano, altura em que foi rubricado um outro protocolo de empréstimo de 12 milhões de dólares americanos sem juros.

A taxa de juro anual para este novo empréstimo contraído junto do Eximbank é de 2 porcento, com um período de maturidade de 20 anos.

No total, os 63 milhões de dólares americanos servirão para financiar a construção de cerca de 1.600 fogos de habitação social em várias ilhas, no âmbito do programa “Casa para Todos”, destinado a melhorar as condições de vida de mais de 6.500 pessoas de rendimento baixo.

Segundo um estudo efectuado em 2008, existe atualmente no arquipélago um deficit de mais de 80 mil casas de habitação, situação que obriga o cidadão comum a recorrer à construção clandestina, sobretudo em cidades como Praia e Mindelo, e mais recentemente em ilhas como Boa Vista e Sal.

Com o programa “Casa para Todos”, o Governo cabo-verdiano pretende construir 8 mil habitações de cariz social e económico e reabilitar outras 15 mil degradadas, minorando assim o problema imobiliário em Cabo Verde.

-0- PANA CS/TON 16fev2012