Agência Panafricana de Notícias

China e Mali assinam convenções

Bamako, Mali (PANA) – O Presidente maliano, Ibrahim Boubakar Kéita, presidiu terça-feira na China à cerimónia de assinatura de convenções de financiamentos de grandes projetos estruturantes entre o seu Governo e várias empresas chinesas, segundo o enviado especial do diário nacional “L’Essor”.

A primeira convenção foi rubricada pelo ministro maliano do Equipamento, Transportes e Desencravamento, Mamadou Hachim Koumaré, e pelo presidente diretor-geral da China Railway Engineering Corporation (CREC) , Daï Hegen.

Nos termos dum acordo de parceria, a CREC vai realizar estudos de viabilidade e propor um esquema de financiamento do projeto de construção do caminho-de-ferro Bamako-Conakry, cujo custo está avaliado em oito biliões de dólares americanos (mais de quatro triliões de francos CFA).

Os estudos de viabilidade da linha ferroviária serão inteiramente garantidos pelos parceiros. A realização do caminho-de-ferro Bamako-Conakry permitirá ao Mali, país encravado, ter uma fachada marítima no porto da capital guineense.

O ministro maliano do Equipamento, Transportes e Desencravamento assinou igualmente com o presidente diretor-geral da empresa chinesa Road and Bridge Corporation (CRBC), Lu Shan, uma convenção através da qual esta empresa se comprometeu a alargar a estrada Bamako-Ségou.

A CRBC executará igualmente a construção no Mali duma quarta ponte sobre o rio Níger numa soma de 60 biliões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 500 francos CFA), bem como a realização de seis portos secos no país num valor de 32 biliões e 500 milhões de francos CFA.

Ela comprometeu-se ainda a financiar os estudos de viabilidade e a assistir o Mali em negociações para a obtenção de financiamentos.

Outros compromissos foram anunciados durante esta cerimónia, nomeadamente os relativos à realização dos projetos de telecomunicações pela empresa chinesa Huaweï e projetos energéticos pelo gigante chinês Power Hypec, cujo responsável, Fan Yixiang, anunciou a construção no Mali duma central solar de 40 megawatts em Kati.

O grupo chinês CGOC assinou com o Mali uma convenção de financiamento e revitalização da fábrica de chá de Farako com cinco milhões de dólares americanos (dois biliões e 500 milhões de francos CFA), enquanto um outro grupo chinês, SINOPEC, se comprometeu a realizar as obras de restruturação de nove zonas industriais no Mali e financiar com fundos próprios uma companhia dotada duma frota de 200 aviões de grande capacidade.

A cerimónia de assinatura destas convenções realizou-se na cidade portuária de Tianjin onde teve início quarta-feira a sétima edição do Fórum Económico Mundial sob a presidência do chefe de Estado maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, e do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

-0- PANA GT/BEH/FK/TON 11set2014