Agência Panafricana de Notícias

China doa material médico ao Congo para luta contra vírus de Ébola

Brazzaville , Congo (PANA) – O Governo chinês doou ao Congo material médico no valor de 815 mil dólares americanos (432 mihões de francos CFA) para ajudar este país na luta contra a febre hemorrágica do vírus do Ébola.

Esta doação é composta por fatos e máscaras de proteção, luvas, protetores para sapatos, óculos de proteção e pulverizadores de mão e dorso.

Ela comporta igualmente bacias para defecar para mulheres e homens, termómetros infravermelhos sem contacto, balanças humanas, uniformes para os médicos e pilhas secas.

O embaixador da China no Congo, Guan Jian, anunciou que o seu país se comprometeu a enviar um novo pacote de ajuda no valor de 82 milhões de dólares americanos (41 biliões de francos CFA) a fim de elevar para 122 milhões de dólares americanos (cerca de 61 biliões de francos CFA) o total das suas contribuições para a luta contra o vírus do Ébola na África Ocidental.

A China enviará peritos de saúde pública para partilhar a sua perícia e contribuir para a melhoria dos dispositivos de prevenção e de controlo no local.

« Há no total 200 peritos chineses de saúde a trabalhar nos países afetados. Entretanto, um plano de cooperação sino-africana no domínio da saúde pública será lançado e a China ajudará África a estabelecer um banco de dados sobre saúde pública e uma rede de prevenção, controlo e vigilância das epidemias”, indicou o diplomata chinês.

-0- PANA MB/JSG/FK/TON 03nov2014