Agência Panafricana de Notícias

China disponibiliza 60 milhões de euros ao Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento

Lomé, Togo (PANA) – O Banco de Desenvolvimento da China (CDB) vai conceder ao Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) uma linha de crédito de 60 milhões de euros (cerca de 39 biliões e 360 milhões de frnacos CFA) para financiar empresas do setor privado no seio da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA).

Segundo os termos de uma convenção assinada quinta-feira à noite na capital togolesa, Lomé, esta linha de crédito visa reforçar as capacidades do BOAD para financiar o setores privado e público comercial no quadro de projetos de desenvolvimento nos domínios da agricultura, da energia, dos transportes e das infraestruturas nos países da UEMOA.

Este é o primeiro acordo do género da instituição financeira chinesa, que opta por uma cooperação financeira entre a China e África.

Em 2004, a China entrou no capital do BOAD com oito biliões de francos CFA (cerca de 17 milhões e 459 mil dólares americanos).

A Convenção foi assinada pelo presidente do BOAD, Christian Adovelande, e pela vice-diretora-geral do Banco de Desenvolvimento da China, Yu Feng, numa cerimónia decorrida na presença do presidente da Comissão da UEMOA, o Maliano Soumaïla Cissé.

-0- PANA FAA/AAS/SOC/MAR/IZ 19agosto2011