Agência Panafricana de Notícias

China constrói Campus da Uinersidade de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo chinês vai financiar a construção do novo campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), cujas obras iniciam-se no próximo ano, soube-se quarta-feira de fonte oficial.

Segundo o embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, que manteve uma audiência com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, o Governo chinês já aprovou o orçamento para as novas infraestruturas do campus da Uni-CV.

Em declarações à imprensa, no final da audiência com o diplomata chinês, o chefe do Governo cabo-verdiano considerou que receber esta notícia nas vésperas do Natal "é uma grande prenda”para todos os Cabo-verdianos.

No seu entender, a concretização deste projeto vai ajudar no desenvolvimento do ensino superior, na consolidação da Uni-CV e no desenvolvimento do capital humano do país.

Sublinhando que este é um momento alto das relações entre China e Cabo Verde, José Maria Neves precisou que a construção do campus universitário da Uni-CV constitui um ganho “enorme” para o arquipélago e a juventude cabo-verdiana”.

O chefe do Executivo cabo-verdiano revelou também que em janeiro próximo começam a preparação para as obras do projeto do Ilhéu de Santa Maria, e que serão efetivamente lançadas em fevereiro.

Trata-se de um projeto apresentado pelo empresário chinês da região administrativa especial de Macau, David Chaw, que representa um investimento de 250 milhões de euros e prevê a construção de uma estância turística no Ilhéu de Santa Maria e na zona da Praia da Gamboa, na Cidade da Praia.

O complexo, que ocupará uma área de 152.700 metros quadrados e inaugura a indústria de jogo em Cabo Verde, prevê a construção de um hotel-casino a instalar no Ilhéu de Santa Maria, uma marina, uma zona pedonal com comércio e restaurantes, um centro de congressos, infraestruturas hoteleiras e residenciais na zona da Praia da Gamboa e uma zona de estacionamento.

Prevista está ainda a construção de um museu dedicado ao período da escravatura.

“Durante o encontro, fizemos o balanço da cooperação entre os dois países nos últimos 40 anos, relações essas que são excelentes, uma vez que atingimos um patamar muito elevado, não só a nível bilateral mas também do ensino superior, ciência e inovação e da saúde", assegurou o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Ele adiantou que agora estão a ser lançadas as relações económico-empresariais entre os dois países.

José Maria Neves recordou que a China tem dado “grandes prendas” ao arquipélago, como o Palácio da Assembleia Nacional, o Palácio do Governo, a Presidência da República, o Auditório Nacional, mas, segundo ele, a “grande prenda” foi a construção da primeira barragem de Cabo Verde, que, a seu ver, foi "um marco fundamental no programa estratégico de mobilização de água no arquipélago".

-0- PANA CS/IZ 24dez2015