Agência Panafricana de Notícias

China concede $ 15 milhões ao Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Governo chinês comprometeu-se a desembolsar 15 milhões de dólares americanos no quadro da aplicação de dois acordos de cooperação económica e técnica para o Burundi, soube-se de fonte diplomática em Bujumbura sexta-feira.

Os dois acordos foram assinados pelo ministro burundês das Finanças, Abdallah Tabu Manirakiza, e pelo embaixador da China no Burundi, Yu xu Zhong.

O primeiro acordo é uma simples doação de sete milhões de dólares, enquanto o segundo incide sobre um crédito sem juros, reembolsável num período de 10 anos no valor de oito milhões de dólares americanos.

Para além da cooperação financeira, a China intervém igualmente no Burundi nas áreas da saúde, da energia e da educação através do envio de médicos especializados, da construção e manutenção de barragens hidroelétricas e da concessão de bolsas de estudos e estágio a universitários burundeses.

A cooperação entre os dois países tornou-se ainda mais visível nos últimos tempos, incluindo para o homem da rua, graças ao vasto projeto de iluminação com energia solar de várias avenidas de Bujumbura.

-0- PANA FB/AAS/IBA/CJB/IZ 06out2012