Agência Panafricana de Notícias

China apoia Mali na luta contra Ébola

Bamako, Mali (PANA) - O Governo chinês doou ao Mali um lote de materiais no quadro da luta contra a febre hemorrágica de Ébola, soube a PANA terça-feira de fonte oficial.

Esta doação dum valor de mais de 420 milhões de francos CFA (1 dólar americano equivale a cerca de 500 francos CFA) é composta por 17 mil fatos de proteção, 17 mil fatos de limpezas, 17 mil pares de luvas, 17 mil pares de galochas, 17 mil óculos de proteção, 200 pulverizadores, 200 termómetros infravermelhos, cinco detetores de temperaturas do corpo e três mil sacos mortuários.

Constituído na sua maioria de material de proteção do pessoal de saúde, esta doação permitirá, segundo o ministro maliano da Saúde, Ousmane Koné, aos funcionários que combatem em primeira linha a doença proteger-se bem para uma melhor resposta.

Saudando a disponibilidade constante e o engajamento da República Popular da China ao Mali, o ministro maliano da Saúde comprometeu-se numa utilização judiciosa do material adquirido.

O Mali e a China rubricaram, nesta ocasião, a convenção de doação na presença do primeiro-ministro maliano, Moussa Mara.

-0- PANA GT/IS/IBA/MAR/TON 11nov2014