Agência Panafricana de Notícias

China Exim Bank empresta $ 10,4 biliões ao Gana

Accra- Gana (PANA) -- O China Exim Bank concede um crédito de 10,4 biliões de dólares americanos ao Governo do Gana para o desenvolvimento dum sistema ferroviário que liga Kumasi (no centro do país) a Paga (no nordeste).
O empréstimo cobre também a realização de estradas, bem como outros setores da economia.
O acordo sobre estes financiamentos foi asinado terça-feira na China, aonde o Presidente do Gana, John Evans Atta Mills, efetua uma visita de cinco dias que finda sexta-feira próxima.
No âmbito deste acordo, quatro biliões de dólares americanos serão consagrados ao sistema ferroviário, seis biliões às infraestruturas energéticas secundárias, à educação e ao sistema santitário; ao passo que 400 milhões serão alocados às estradas no corredor do leste.
O empréstimo, que deve ser pago em vinte anos, vigora no próximo ano após a aprovação do Governo e do Parlamento do Gana.
Este crédito é o segundo do género anunciado no âmbito da visita do Presidente Mills à China, após um precedente de mais de três biliões de dólares concedidos pelo Banco da China para o Desenvolvimento (China Development Bank) para o desenvolvimento do setor da energia no Gana.