Agência Panafricana de Notícias

Chefes de Estado africanos homenageiam presidente do BAD

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - Chefes de Estado africanos presentes na cerimónia de homenagem ao presidente cessante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Donald Kaberuka, saudaram, quinta-feira, em Washington, o seu trabalho abnegado a favor da eliminação da extrema pobreza no continente africano durante os seus dez anos de presidência da instituição bancária.

Presentes na cerimónia de homenagem na sede do Banco Mundial em Washington, os Presidentes Ellen Johnson Sirleaf da Libéria, Alfpha Condé da Guiné-Conakry e Ernest Bai Koroma da Serra Leoa exprimiram a sua gratidão pela sua ação na luta contra a doença do vírus de Ébola que devastou os seus países.

"Kaberuka faz realmente parte destas pessoas que põem a barra muito alto. Graças a ele, o BAD ocupa doravante uma posição maior, e esperamos que os países africanos consigam encontrar um sucessor capaz de manter a instituição ao mesmo nível", declarou o Presidente Condé.

Por seu turno, a Presidente Sirleaf saudou o árduo trabalho realizado por Kaberuka durante a crise do vírus Ébola, lembrando que não teve medo de se deslocar aos países afetados com vista a identificar as medidas de ajudas possíveis.

Para o Presidente Koroma, o presidente do BAD é "um digno filho de África", antes de acrescentar que é graças à visão definida para a instituição que se assistiu a uma forte expansão da envergadura e das suas atividades do Banco.

"Entre as suas numerosas realizações, vamos lembrar-nos particularmente da importância que deu às infraestruturas. Agradecêmos-lhe vivamente pelo impacto desta polítca nas nossas economias", notou.

O Presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, por iniciativa desta cerimónia de homenagem, destacou a dedicação de Kaberuka a favor do desenvolvimento das infraestruturas em África que contribuiu para marcar o caminho do futuro para os 54 países do continente.

Relativamente ao êxito da sua missão, Kaberuka explicou que teria sido impossível sem a ajuda de todos os homens e mulheres que trabalharam no seio do BAD para fazer da sua visão uma realidade, endereçando a todos os seus agradecimentos pelos serviços prestados.

-0- PANA BAL/BEH/SOC/MAR/IZ 18abril 2015