Agência Panafricana de Notícias

Chefe do Governo líbio na 43ª sessão do Conselho de Direitos humanos da ONU em Genebra

Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional, Fayez al-Sarraj , pronunciará um discurso durante a 43ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas (HCDH), que se realiza segunda-feira, em Genebra (Suíça).

No seu discurso, al-Sarraj deverá apresentar os últimos desenvolvimentos da crise líbia.

Num comunicado publicado sábado à noite, o Conselho Presidencial líbio precisa que “al-Sarraj também vai apresentar os aspetos ligados aos direitos humanos na Líbia e às “violações flagrantes cometidas contra os civis” devido à guerra de Tripoli.

A ofensiva militar lançada a 4 de abril último pelo marechal Khalifa Haftar para Tripoli e toda a região ocidental do país bem como derrubar o Governo de União liderado por al-Sarraj e reconhecido pela comunidade internacional teve repercussões negativas nas condições de vida na cidade e em todo o país.

Os civis na Líbia são particularmente visados por esta guerra com 284 mortes e 363 feridos desde o início da guerra de Trípoli, segundo as organizações Nações Unidas aos quais  é preciso acrescentar as 150 mil pessoas deslocadas das zonas de confrontos armados.

Os cidadãos têm dificuldades no acesso a serviços  básicos como o alojamento, a água, a eletricidade e aos produtos alimentares de primeira necessidade bem como aos medicamentos, à gasolina e  à escola para as criança além da carestia do custo da vida devido à deterioriação da economia do país.

O enviado das Nações Unidas Líbia, Ghassan Salamé, declarou que Fayez al-Sarraj  e o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, estarão segunda-feira em Genebra para acompanhar de perto as negociações em curso sobre a crise líbia.

Negociações do Comité Militar Misto Líbio 5+5 destinadas a alcançar um acordo de cessar-fogo permanente retomaram-se quinta-feira, em Genebra, sob os auspícios das Nações Unidas, realizando progressos em particular no que diz respeito ao afastamento dos confrontos das zonas de habitação e à troca de prisioneiros entre os dois campos.

-0- PANA BY/BEH/FK/IZ 23fev2020